Ipad

Aprenda em apenas seis semanas as competências de liderança aplicadas exclusivamente no setor Offshore. Saiba mais

DESCUBRA OS SEGREDOS DOS LÍDERES OFFSHORE MAIS BEM SUCEDIDOS

Cuide bem de você!

Muitos de nós enfrentamos uma rotina bem puxada no trabalho. Além de muitas vezes o cansaço físico, nós também suportamos erros dos colegas que acabam prejudicando o nosso trabalho e em alguns casos até causando atrasos nas atividades. Sem mencionar que diariamente temos um turbilhão de coisas para fazer e as vezes envolve resolver as reclamações do chefe e dos clientes, manter a calma diante de uma pessoa irritada, sorrir quando queremos chorar, mostrar tranquilidade quando nossa cabeça está borbulhando de pensamentos inquietantes sobre nossas dívidas. Tudo isso sobrecarrega ainda mais se nosso corpo tanto em sentido físico, mental e emocional

Eu senti isso na minha pele, aprendi a importância de cuidar da minha saúde quando a perdi. Sim, é triste mais é a realidade. Hoje, convivendo com o câncer aprendi que uma alimentação bem equilibrada e saudável, descanso e atividades físicas não são só para quando temos um tempo livre, é imprescindível para nossa vida.

Eu li um artigo onde uma pessoa comentou que o pai havia lhe dito que se ela não tirasse tempo para cuidar de sua alimentação e fazer exercícios físicos, teria que tirar tempo para cuidar de uma doença.

Parece mais fácil falar do que fazer, mas aprendi que é possível cultivar novos hábitos, pouco a pouco. Concordo que a correria diária, as pressões por metas e o acúmulo de tarefas roubam nosso tempo, mas a boa notícia é que nós podemos quebrar esse ciclo vicioso e agir o quanto antes.

Em meus cursos e palestras conheci muitos profissionais que passaram por problemas de saúde por não tirarem um tempo para cuidarem de sua saúde física e mental.

Uma delas foi uma jovem chamada Lorena, que na época tinha 28 anos, e trabalhava como vendedora em uma loja de um shopping no Rio de Janeiro. Enquanto participava em um dos meus cursos ela mencionou que enfrentou uma verdadeira batalha para cumprir suas tarefas diárias. Além do desânimo, tem se sentido muito cansada e deprimida, tendo pulado do manequim 38 para o 42 sem se dar conta.

Um dia, enquanto tentava resolver uma reclamação de um cliente que estava muito irritado, Lorena começou a chorar. Vendo que ela não conseguia se controlar, sua gerente entrou em cena. Pediu que fosse tomar um copo d’água e continuou o atendimento. assim que o cliente saiu, sua gerente a chamou para conversar. Temendo que fosse demitida, ela voltou a chorar. Bondosamente, sua gerente a aconselhou a procurar um médico para ver se essas mudanças de comportamento estariam ligadas a algum problema de saúde ou descontrole hormonal.

Lorena acatou o conselho de sua gerente e foi a um médico fazer um check-up.

Após realizar alguns exames de sangue para dosagens hormonais e ultrassonografia, o médico constatou que ela estava com uma disfunção na tireóide, pouco tempo após ter iniciado o tratamento, Lorena nem de longe lembra a moça que eu conheci durante um curso de vendas que ministrei e do qual ela participou.

Tirar um tempo para fazer atividades físicas e ter um hobby pode ser útil para recarregar as “baterias” e enfrentar melhor uma rotina de trabalho mais intensa. A alimentação correta é muito importante.

Assisti uma palestra na clínica onde me trato do câncer lá na Florida nos Estados Unidos, o médico comentou que fazer dieta é simples. Ele disse que basta dar atenção ao que você compra no supermercado, e que ele aconselhava seus pacientes e alunos a só comprarem o que não tivesse código de barra e nem descrição dos ingredientes contidos na fórmula. Ele até mostrou uma manga e disse que ela não trazia em sua casca a quantidade de corantes que contém. Em resumo comer comida de verdade.

Independentemente de sua idade e de onde more, sempre há oportunidade de fazer uma atividade prazerosa. Mas lembre-se: antes de iniciar um programa de exercícios físicos é preciso fazer uma avaliação com seu médico. Cuidar da saúde é muito importante. Não permita que as inúmeras atividades diárias lhe roubem o tempo de cuidar de seu corpo. Procure ler um bom livro e encher a mente com coisas boas.


Marcinéia Oliveira
Escritora, palestrante e consultora de desenvolvimento humano
Escreva-se aqui e não perca nenhuma novidade!
Insira seu e-mail abaixo para receber nossas novidades
Feito com